A primeira certificação – MTA (Microsoft Technology Associate)

Pessoal, meu nome é Taiany Coelho e sou a mais nova colaboradora do GUIADBA. É com muito prazer que venho compartilhar com vocês como está sendo a minha experiência nesse mundo de certificações da Microsoft.  Sou recém-formada em Sistemas de Informação e trabalho há mais de quatro anos em uma empresa de Desenvolvimento de Software como Analista de Sistemas.

Ao terminar a faculdade precisava arrumar um foco para os meus estudos e me vi um pouco perdida em relação ao que queria seguir, afinal não podemos parar nunca.  No decorrer da faculdade sempre tive facilidade nas matérias relacionados à banco de dados e com isso resolvi pesquisar mais essa área. A palavra DBA me chamou a atenção logo à primeira vista, visualizei em um artigo sobre o que é um DBA, e ao final da leitura pensei: “é isso que quero para mim”, então resolvi pesquisar o assunto e estudar mais à fundo. A primeira opção na minha pesquisa de estudo foi a certificação MTA (Microsoft Technology Associate), essa certificação não é muito valorizada no mercado de trabalho e no mundo dos desenvolvedores, pois muitos pulam essa etapa já que ela não é pré-requisito para as demais certificações (MCSA ou MSDN, etc.).

A MTA é uma certificação mais básica e não exige um conhecimento mais profundo em banco de dados SQL Server, ela abrange conceitos básicos de banco de dados e é por isso que resolvi fazer e aconselho o mesmo. Precisamos saber os conceitos mais básicos para que possamos nos aprofundar no assunto, isso em qualquer área.

É pensando nesse assunto, que o GUIA DBA resolveu começar a publicar artigos com a EMENTA da certificação MTA 98-364. Vamos preparar para vocês assuntos que caem na certificação e que vão nos ajudar a nossa preparação para essa primeira etapa.

Além dessa série de artigos, eu indico a realização do Treinamento “DATABASE FUNDAMENTALS – CERTIFICAÇÃO MTA SQL SERVER” do DBA Academy (http://www.dbaacademy.com.br/curso.jsp). Esse curso atende a TODOS os requisitos da certificação. O conteúdo é explicado de uma forma bem simples e com muita praticidade. Além disso a cada módulo finalizado, o instrutor Fábio Oliveira, disponibiliza uma lista de exercícios para fixação da matéria. Ao finalizar o curso totalmente, ainda temos a opção de realizar um SIMULADO completamente baseado na certificação. Eu fiz e recomento MUITO esse curso, me ajudou muito na prova.

Então é isso pessoal!

Aguardem os próximos artigos.

A seguir, mais informações sobre a prova MTA:

https://www.microsoft.com/pt-br/learning/mta-certification.aspx

Inté.

Taiany Coelho

4 Comentários

  1. Luiz Vitor

    Parabéns pela iniciativa Taiany! Bem legal a sua história e sucesso nesse novo desafio!
    Bons estudos também para as próximas certificações =)

    Abraço.

    Luiz Vitor

    Responder
      1. Luiz Vitor

        Claro, os desafios não podem acabar! Quando um terminar já tem vários outros pra começar!

        Sucesso Taiany!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!

*