Galera, como sabem estou em uma maratona de Hight Availability este mês de julho sempre tentando trazer algumas novidades para vocês e se você já perdeu os 2 artigos iniciais não deixe de realizar a leitura antes de iniciar este artigo.
Always On Availability Group – Configuração
Nos artigos anteriores eu estive realizando algumas demonstrações utilizando um cenário com Windows Server 2008 R2 e SQL Server 2014 já para os novos artigos estou tentando caprichar por isso montei um ambiente diferente composto por:
4 VMS no Hyper-V 2016
- 1 Domínio
- 2 Servers
- 1 Storage
Windows Server 2016 Preview 5 (Versão de teste mas atende a minha necessidade)
SQL Server 2016 na versão Evaluation
3 Adaptadores de rede
Então pretendo ir configurando todo o ambiente e postando aqui como realizar a configuração completa do AlwaysOn desde o inicio.
Para este artigo vou trazer as configurações do ISCSI Target que é necessário para o gerenciamento dos discos e da configuração do WSFC (Windows Server Failover Cluster) que também é necessário para a criação de um ambiente de Availability Group.
Iniciando a Configuração do ISCSI Target no Windows Server gostaria de lembrar que neste cenário eu só configurei as maquinas no domínio, então ainda não chegou a hora de instalar o SQL Server e nem a configuração do WSFC.
Passo 1: Após instalar a role do ISCSI Target nos File Server vamos iniciar as criações dos discos virtuais no server de storage.
Passo 2: Iniciado a configuração vamos dar um nome ao disco.
Passo 3: É o passo onde você determina o tamanho do seu disco.
Passo 4: Como é a minha primeira configuração o ISCSI Target solicita que eu dê um nome a minha Target.
Passo 5: Neste passo vou informar os IP’S que terão acesso aos discos, para isso como vamos trabalhar com WSFC criei uma rede somente para utilização do ISCSI Target.
Passo 6: Após alguns Next chegou a vez de criar nosso disco DataFiles.
Passo 7: Discos criados agora passamos a fase de configuração dos discos nos Server1 e Server2
Passo 8: Já no servidor CLUSTERSRV1 vamos em ISCSI INITIATOR
Passo 9: Vou conectar a máquina CLUSTERSRV1 com a TARGET criada no servidor de STORAGE para que os discos que criamos fiquem disponíveis.
Passo 10: Após conectar os ISCSI TARGET podemos ir no gerenciador de discos (DISKMGMT.MSC) e já pode ser verificado os discos disponíveis sendo que OFFLINE, basta então colocarmos os discos Online.
Obs: Foram criados os discos DataFiles e SystemFiles.
Passo 11: Discos Online podemos verificar que já estão disponíveis em “meu computador“.
A configuração do ISCSI TARGET não é algo que seja realizado no cotidiano ainda mas para quem nunca trabalhou com Failover Cluster então conforme eu for montando minhas VMS vou postando aqui para a galera o que achar interessante.
Já no próximo passo é a hora de instalar o Cluster de Failover e iniciar a configuração do WSFC para que após toda está configuração inicie a instalação do SQL Server, vamos ver se consigo trazer toda está configuração para o Guia DBA.