Dicas do dia a dia – PREEMPTIVE_OS_PIPEOPS – Processo infinito SQL Server

Neste artigo veremos algo peculiar que nos 6 anos que trabalho com SQL Server só vi 2 vezes e em cada uma delas utilizei uma saída diferente. Vamos falar sobre processo infinito PREEMPTIVE_OS_PIPEOPS.

PREEMPTIVE_OS_PIPEOPS – É o alerta de comunicação gerado pelo SQL Server para informar uma atividade. Este evento é raro para mim pois utilizo pouco XP_CMDSHELL e não é a utilização do XP_CMDSHELL que leva ao evento e sim você realizar um kill enquanto o processo ainda está sendo executado.

Obs:. PREEMPTIVE_OS_PIPEOPS não é encontrado na documentação oficial.

Então vamos a algumas evidências do evento e uma das soluções aplicadas:

KILL INFINITOProcesso de XP_CMDSHELL onde já foi realizado kill e ainda continua rodando por pelo menos 3 horas e 30 minutos com wait de PREEMPTIVE_OS_PIPEOPS.

 

Então vamos ao cenário, existia uma execução de XP_CMDSHELL que foi morta (KILL), e mesmo assim o processo ainda ficou sendo executado, não me contendo fechei a janela do SPID correspondente ao processo e ainda assim o processo continuou executando, então como parar este processo?

Resposta: Gerenciador de tarefas

Acessando o gerenciador de tarefas vá até desempenho, logo depois ative o monitor de recurso e marque a opção SSMS e vai notar conforme mostrado na imagem abaixo que vai aparecer os processos que estão sendo executados pelo SQL Server.

RECURSE MONITOR

Ai ficou fácil adivinhar a saída…

Finalizar Processo…

Gostou deste artigo? Siga nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal do Youtube e receba nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!

*