4 Comentários


  1. Alem das qualificações dito acima, devemos ter conhecimentos em storage, virtualização, servidores linux e windows, e se tiver conhecimento em linguagem ou uma boa logica melhor ainda.
    Por experiencia propria, DBA não é uma carreira facil e que se consiga em pouco tempo, pois adquirir conhecimentos em storage, redes, infra, cluster, Windows, Linux e ser especialista em SGBD não é facil, Dica: Aprenda e estude bem a arquitetura do SGBD que você ira administrar, pois sem esse conhecimento você sera um mero conhecedor da ferramenta.

    Responder

  2. Muito superficial o comparativo, ficou parecendo que SQL Server é algo fácil e Oracle difícil.
    A arquitetura do Oracle é voltada para evitar o minimo de perdas de dados, manter serviços de alta disponibilidade, melhor gerenciamento de recursos físicos e de memoria, alem do fino ajuste que o DBA possa fazer. Por isso o profissional Oracle é mais qualificado, pois ele tem que conhecer bem o que esta fazendo, não é um simples next next finish, assim como alguns ajustes em SQL Server o profissional tem que conhecer a fundo toda arquitetura.

    Responder

    1. Na verdade a criação deste artigo foi baseado em algumas vagas (Reais) encontradas na internet, o intuito não seria comparar o SQL Server e o Oracle e sim mostrar ao leitor alguns pontos importantes que as vezes passam desapercebidos em cada uma das plataformas. Assim como o Inlgês, Linux, Unix entre outros. Eu não diria que um DBA Oracle é mas qualificado que um DBA SQL Server, acredito que os dois tem que ser bons cada um em sua plataforma e que realmente o SQL Server é muito mas intuitivo que o Oracle.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!

*